20 de jul. de 2010

Mensagem aos meus Amigos





Eu não queria deixar passar em branco o dia de hoje, então percorri pelos labirintos da minha memória procurando uma palavra especial que pudesse expressar o que sinto pelos meus Amigos, além do amor. Sim, além do amor, porque é algo tão especial que dizer para um Amigo, simplesmente, “te amo”, parecia-me pouco.

Até agora não encontrei a palavra exata para homenagear todos os meus amigos hoje, Dia do Amigo.

Porém, acaba de me passar pela cabeça que o que existe além do amor, apenas existe para atrapalhar. Sabem, aquela história “... se melhorar, estraga”? Deve ser mais ou menos isso. Quando amamos alguém em especial, ou seja, namorado(a), esposo(a), etc. acrescentamos algo ao amor: a paixão. Estar apaixonada (o) é muito bom, as sensações são maravilhosas, mas é da paixão, que vem o ciúme, a sensação de posse, o controle, as cobranças, etc. Esses sentimentos e atitudes são acrescentados ao amor.

Quando amamos um Amigo, não nos apaixonamos por ele. Simplesmente o amamos. Talvez seja daí que venha a perfeição do sentimento. O verdadeiro Amigo não sente ciúme, não se apodera, não controla, não cobra. Tenho tido a oportunidade de experimentar a sensação de ser querida pelos meus Amigos e minha emoção chega ao pico da felicidade. E é também no pico das minhas considerações e do meu amor que eles estão acomodados.

Neste momento, saúdo-os e curvo-me em reverência para agradecê-los pelo tamanho do bem que me fazem. São todos um grande presente que Deus enviou para ajudar-me nesta jornada e eu somente consigo caminhar com serenidade graças a eles.

Amigos, não abro mão de vocês!!! Nem vou pedir que nunca me abandonem, pois seu carinho eterno e a presença constante (mesmo que seja somente com o espírito, por força das circunstâncias) já estão implícitos na condição de Amigo, assim como afirmo que a recíproca é, sem dúvida alguma, verdadeira.

Gostaria de citar o nome de cada um aqui, mas o número é muito grande, por isso mesmo, considero-me verdadeiramente, uma grande felizarda. E, para terminar, eu gostaria de dizer, simplesmente que AMO VOCÊS!!! – Amor puríssimo... de companheira, de irmã, de comadre, de amiga meeeeesmo!!!

Sueli Benko

...

Obs.: Procurei uma foto onde eu estivesse com muitos amigos, apenas para ilustrar este post. Nesta acima estão grandes amigas, mas ainda falta muita gente! Não caberiam todos os meus amigos numa foto (felizmente....rs)

39 comentários:

Amanda disse...

Que lindooo tia! Você é demais...
Obrigada e saiba que é uma pessoa mto iluminada e por isso que tem tantos amigos.
Tenho vc no coração SEMPRE...
Te amo... e espero em dezembro vc... será uma felicidade imensa entrar na igreja e olhar vc lá...
Bjos
Amanda :)

Silvana Costa disse...

Ai, Su, ameeeeei!!!!
Obrigada.
Eu não sou tão boa com as palavras, eu não sou tão boa em me expressar mas você sabe, e se não sabe, te digo agora: adooooooro você e me sinto muuuito lisonjeada cada vez que se refere a mim.
Feliz dia do amigo... todos os dias!
Beijão.

Drizinha disse...

Su, curvo-me a você!!!! Lindo texto!! É isso...amizade é amor!!!Sinta-se amada por mim, mesmo que à distância, amiga!!!
Só eu sei o quanto meus amigos (incluidíssima você) estão sendo fundamentais nesse momento da minha vida.
Te amo e agradeço a Deus por ter nos apresentado.
Bjs

Kall disse...

Suuuuuuu lindaaa
Sei que sumi do mapa mas a vida as vezes nos pede prioridades e eu tinha que aproveita-las agora e estou tão feliz pelo caminhos trilhado,mesmo triste por ter deixado algo que me fazia tão bem,mas quem sabe ainda volte ainda me organize melhor rs
Mas qdo recebo um recadinho,um email de pessoas tão ESPECIAIS que sempre estiveram ao meu lado seja nas alegrias seja nas trsitezes faço questão de ler e me emocionei lendo seu post,tão puro tão sublime.
Sabe hoje pensei como as pssoas se afastam e somem nem no dia de hoje vi todos os amigos de epoca de blog e afins,não so culpo pois como disse acima a vida as vezes requer mais de nós,mas sinto falta de papos,emails e de tudo que criamos ao longo do tempo aqui.
E como vc disse mesmo sem ter abraçado a todos ,vc é uma amiga especial que mora em meu coração mesmo que me ausente por tanto tempo,e agradeço esse carinho dedicado a mim nesse dia tão especial.
Deixo meu imenso beijo e abraço carinhoso a vc querida Su.
Se cuida e continue com esse lindo sorriso estampado.Te gosto muitooooooo viu.

Anônimo disse...

Finalzinho do dia mas ainda vale: Feliz dia do Amigo!
Beijos na alma, Su!

Rômmulo Pëixoto disse...

Feliz dia do amigo, e da amiga também (você uái!) rs...
Raramente a gente se vê, mas estamos ligados de coração, pelos laços místicos de uma espiritualidade transparente que nos une no amor universal.
Tens razão: o amor verdadeiro solta, liberta. Porém, só as consciências maduras sentem dessa forma... não afirmo que cheguei a esse patamar, mas sei que estamos todos aqui para evoluir até alcançarmos o estado do amor puro e da unidade do todo, naquela dimensão que vai além do "EU SOU" para decretar "NÓS SOMOS".
Seja feliz! Você merece.
Bjs.
Rômmulo

Anônimo disse...

Olá, Mana DU
Que lindo! Como sempre quando leio seus post's.... fico encantada, as palavras que voce usa tocam fortemente no mais profundo de nosso coração.

Marilu disse...

Querida amiga Sueli, que felicidade a minha em reencontrá-la e hoje poder te dizer " que bom é te-la como amiga, mesmo depois de 28 anos sem nos vermos. Parece que foi ontem que nos conheçemos. Você sempre esteveno meu coração como uma pessoa de quem eu sempre gostei muito. Fiquei muito feliz em poder abraçá-la novamente, hoje realmente tenho o que comemorar....
Revi uma grande amiga...Te amo minha querida AMIGA. Beijocas

renata disse...

Oi Sú,só você mesmo... Agradeço à você por estar incluida entre os seus amigos. E agradeço à Deus por ter colocado uma pessoa tão especial assim na minha vida. Obrigada pela sua amizade. E acredite ela é recíproca.Um beijo especial no seu coração...E feliz dia do amigo!

Unknown disse...

Querida amiga,
Que coisa linda! Quisera eu tb escrever pra vc coisas tão maravilhosas! Temos poucas oportunidades de nos encontrar, mas a nossa amizade continua firme!!! Um beijão pra vc!

Clecilene Carvalho disse...

Amigos - Vinícios de Moraes

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devotoe a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabemque estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários,de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí,e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.Se todos eles morrerem, eu desabo!Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos,cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim,compartilhando daquele prazer ...
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado,morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente, os que só desconfiam - ou talvez nunca vão saber -que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.


LEMBREI-ME DE VC E VIM DESEJAR FELIZ DIA DO AMIGO.

Geisa Machado disse...

Su querida AMIGA!!!
Pra mim a melhor definição de "meu amor" é "meu amigo". Exatamente como vc disse: o amigo não cobra e nem faz exigências.
Como a Clecilene colocou, através do poema de Vinicius, "a gente não faz amigos, reconhece-os". Quando eu te conheci, eu te reconheci, minha amiga. Vc ter entrado na minha vida foi uma melhores coisa que me aconteceu.
Feliz dia do amigo!
Te adoro!!!
Bjusss

Unknown disse...

Sueli... Querida amiga...
Quando falo do amor de uma amizade, falo de um amor único na sua essência... Falo de um amor da grandeza daquele que sentimos por nossos filhos. Para os filhos, porém, procuramos preservar apenas alegrias. Mas, o amigo é aquele com quem compartilhamos todas as nossas emoções. Não importa quão intensas e fortes elas sejam. Não importa a forma como tocam o nosso coração. Amigo e amizade... Simultaneamente, substantivo e adjetivo. Simultaneamente, sorrisos e lágrimas. Simultaneamente... Alegria e beleza. Você é isso... E muito mais. Muito obrigada por chamar-me... Amiga!
Feliz Dia do Amigo!
Um grande e carinhoso beijo,
Martha

Patricia AC disse...

Su, você simplesmente é incrível, é amiga ÍMPAR. Quisera eu poder te responder no mesmo nipe. Você imcomparavelmente imcomparável...e nas horas mais incríveis, lendo pensamentos. AMO VOCÊ!!!

ALEXANDRE disse...

Su,vc tbm é uma amiga muito especial,tenho certeza que cada dia que está por vir só fortalecerá nossa amizade.TER CIÊNCIA DA LUZ QUE A NOSSA PRESENÇA TRAZ PARA VIDA DE ALGUÉM, É ACEITAR A AMIZADE QUE TEMOS POR ELA.( VC ILUMINA A VIDA DE MUITA GENTE)

Analu disse...

Li, amei e chorei de emoção. Depois volto pra falar sobre esse amor que conforta, abriga, dá colo e.... ensina pra caramba! Vivo aprendendo com ele, tem mais de 4 anos!!!!!!!! Beijos desta amiga-irmã-comadre e um abraço de aeroporto, garagem, carro em noite de chuva! TE AMO!!!!!!!!!!!

Majoli disse...

Que lindeza isso tudo, ah que prazer incomensurável saber que estou entre esses amigos que você ama.
Você chegou em minha vida assim tão devagarinho, tão calmamente...veio com encanto, com doçura, com leveza...veio pra me sacudir, pra me fazer acordar pra vida, pra me reconhecer, me redescobrir e aprender a me amar.
Eu nem tenho palavras, acho que não adiantaria procurar no dicionário, não existe palavra melhor pra definir o quanto é bom amar você minha amiga, e é claro, o quanto é melhor ainda me sentir amada por ti.
Receba de ♥ o meu mais sincero carinho, a minha leal dedicação e o meu mais puro agradecer.
Brigadinhaaaaaaaaaaaaaa por tuuuuuuuudoooooooo.
Beijos enormes no teu ♥

legalmente loira... disse...

PRA VOCE O MEU CARINHO

Queria dizer que eu poderia pegar
uma mensagem qualquer e te enviar, mas preferi colocar algumas palavras
para VOCE que é a pessoa que me faz bem, esta presente nos meus dias
bons e ruins e me faz companhia através dessa tela.

Chorei com
algumas histórias, chorei de tanto rir, fiquei triste com partidas, mas
sou mto feliz com VOCE que me deixa fazer parte da sua vida e divide
comigo seus momentos.

Muito Obrigado por sua confiança, sua
amizade...
Receba sempre meu Respeito, Carinho e Atenção. Gosto mto
de VOCE.

FELIZ DIA DO AMIGO

Bjo carinhoso..
que lindo doce amiga.

César Ramos disse...

Olá, Sueli...

Cheguei um bocadinho atrasado porque já é dia 21! mas o Dia do Amigo será, afinal, todos os dias...

Tenho andado afastado porque estou vivendo muita tristeza junta. Hoje, dia 21, por exemplo, meu pai celebraria um aniversário se ainda fosse vivo. No primeiro dia deste mês, a minha mãe partiu subitamente para uma viagem sem retorno! Sou eu que deverei fazer a visita, quando Deus quiser.
Alguns dos meus posts têm sido meu veículo de desabafo, e tenho colhido muita solidariedade dos seguidores - e não só -, dando-lhe razão quando há dias a Sueli deu esse realce às cumplicidades humanas que a blogosfera nos dá e enriquece.

Bem pode pôr, como diz no seu perfil, a Amizade num pedestal. É talvez o único Vulto mais merecedor que lhe ergam estátuas! muitas estátuas... pelo Mundo fora.

PAZ PROFUNDA para si (...)

César Ramos

Sônia Marini disse...

Querida Su,obrigada por ter me aceito no seu coração. Não me lembro de ter conhecido uma pessoa tão generosa afetivamente quanto você. É uma honra e uma alegria fazer parte desse grupo!
Um grande beijo!

RICARDO garopaba BLAUTH disse...

alo AMIGA Sueli

Amigos / Sempre conosco / Fazem a vida / Ter mais sabor.

ricardo GAROPABA blauth

maria claudete disse...

Lindo Su! foste autêntica na tua homenagem, como Dia do Amigo são todos os dias da convivência , mesmo atrazada no Dia Especial, te retribuo tanto amor ...sem paixão, como bem disseste , mas com muita intensidade na certeza que não nos encontramos todos por acaso...estava escrito nas estrêlas. Beijos e te amo muito!

Anônimo disse...

Su,adorei a mensagem do Dia do Amigo!!Vc realmente é super especial!!!Eu tenho uma frase bem bacana e tive vontade de mandar pra vc:"Liberdade é ter um amor na vida para se prender." Adoro vc!!mil beijos!!Dri

Umrae disse...

Essa é uma data com um dos melhores motivos possíveis para comemorar!
Bjos

Sueli Gallacci disse...

Linda Xará, feliz dia do amigo atrasado prá vc! rsss
Eu vivo perdida no tempo e nos dias, coisa de artista alienada hahaha

Adorei teu texto e quero acrescentar só uma coisinha que eu defendo muito referente a uma frase que tenho lido muito pelos blogs: "amigos são a família que a gente escolhe" - concordo com esta frase, mas acho que podemos nos esforçar para conquistar verdadeiros amigos tbm dentro da família. Isto é possível, sim, quando nos aproximamos com amor sincero daqueles que a “genética” nos deu.

Um Gde Bjo Amiga!

Anônimo disse...

Linda mensagem Sú...
Realmente amizade é tudo aquilo mesmo!!!!!!!!!!
Mil beijos
Daniela C Santos

Sueli disse...

Sabe, Maria Sueli, você tem razão. Outro dia falei para minha irmã que meus amigos estão em primeiro lugar e ela fez beicinho. Então eu lhe disse para deixar de ser bobinha, pois ela era uma das minhas melhores "amigas"! E por isso eu a amava tanto (não por ser minha irmã). Obrigada, querida.

Anônimo disse...

Feliz Dia do amigo, pra vc também. É verdade, nossos amigos são nossos anjos. Bjssssss

Anônimo disse...

oi Su, obrigada por suas palabras, achei muito lindo.
beijos Marta

Anônimo disse...

Oi querida...

Que lindo...palavras lindas...familia linda...amigos lindos....tudo muito lindo...rs...

Vc é uma pessoa Especial...não tenho a menor dúvida...

Que bom ser sua amiga aqui neste mundinho....

bjos...
Zil

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Sueli,
Parabéns por ser tão amada e querida por seus amigos...eles são duramente conquistados e quando temos a certeza do seu amor ficam para sempre em nossos coraçoes..não importa a distância.. sempre estarão juntos.
Bjs carinhosos
Márcia

Bill Falcão disse...

Muito obrigado pela lembrança, Su!
Lindas palavras, que retribuo emocionado.
Bjooo!!!

Sandra Gonçalves disse...

Eu queria estar nesta foto...Snif!
Mas sei que estou em um lugar bem mais quentinho e aconchegante, o mesmo lugar onde vc está em mim.
No meu coração.
Te adoro.
Bjos achocolatados

Marilu disse...

Querida amiga, tenha um lindo final de semana...Beijocas

JuJu disse...

Sabe, enquanto li o seu texto, eu escutava aqui a música "I'm just a kid", do Simple Plan, que trata justo dessa questão dos amigos... ou da falta deles.
Realmente, como disse o Gênio Azul daqueles filminhos da Disney, nada vale mais no mundo do que um amigo!
Também te amamos MUITÍSSIMO, Su!
...
Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

Juliêta Barbosa disse...

Sueli,

Sinto-me honrada por fazer parte do seu círculo de amizades. Obrigada!

PS: Estou enfrentando problemas de saúde na família, por isso ando afastada. Bjs

Marilu disse...

Querida amiga Sueli, parabéns pelo dia do escritor..Tenha uma linda semana..Beijocas

Baba Yaga disse...

Palavras sinceras e verdadeiras de uma pessoa que realmente deve ter muitos amigos! Que delícia ter amigos! São verdadeiros anjos da vida. Adorei seu texto.. inclusive, quero te desejar um Feliz Dia do Escritor. Gosto muito de seus textos..
beijos doces e uma linda semana pra vc, Su.

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Oi Sueli,
To dando uma chegadinha aqui pra te desejar uma linda e abençoada semana...
Bjs carinhosos
Márcia