30 de jan. de 2013

Minhas raízes



A semente que me trouxe foi plantada nas profundezes da terra. Demorei a germinar e, antes de conhecer o tempo, antes de ver a luz, antes de me vestir de cores, abri caminhos entre pedras, entre trancos e barrancos, entre suspiros e dores.

Em meu primeiro dia de luz, havia chuva e vento, havia frio e calor, nuvens e também lua e sol no firmamento. Conheci de tudo um pouco e fui crescendo acanhada. Mas, muitas vezes, no entanto, fui pisada, fui ceifada. E no decorrer da minha vida, insisti, abri alas, renasci.

Por vezes, fiquei no escuro, no centro da terra pensando, sonhando, recuperando forças e descansando. Porém minhas raízes nunca desistiram de seguir em frente. Suas garras abriam caminho nas profundezas da terra sem descansar um momento, buscando vida, apoio, segurança e alimento. 

Cada vez, eu renascia mais forte, até que cresci no tempo e me espalhei na vida. E quando o vento chegava e arrancava minhas folhas, quando alguém machucava meu caule, meus galhos e arrancava minhas flores, lá embaixo, no entanto, estavam minhas raízes intactas, servindo de apoio, âncora e alento, para meus tombos e meus desencantos.


Hoje, o que o mundo vê, são as minhas folhas, meu caule, meus frutos e minhas flores, 
e com isso julga ser meu juiz. 
Porém, o mundo se engana, pois a mim mesmo ninguém consegue enxergar. 
Não sou folha, nem flores, nem caule e nem fruto, senhores. 
Sou, na verdade, apenas raiz.


Sueli Benko

...

7 comentários:

maria claudete disse...

"Cada vez, eu renascia mais forte, até que cresci no tempo e me espalhei na vida"
Querida amiga, irmã no mais íntimo de mim, somente o forte é dotado de raiz, somente o forte deixa que oleiro supremo molde o vaso novo que renasce para a luz. Como é divino qando descobrimos esta força que há em nós, é a base... o alicerce que tudo suporta, que tudo "Vê" e tudo compreende. É a semente que caiu em solo fértil e deu frutos .Que seja única e para sempre esta bela convicção. Beijos amada e parabéns por você.

Sandra Gonçalves disse...

Que maravilha amiga, essa é bem vc sim. Uma mulher firme em seus propositos, enraizada em suas convicções. Eo mais maravilhoso em vc é que foi ficando mais forte a cada conquista ou a cada queda e aprendendo com tudo na vida. Por isso se tornou forte, com raizes profundas. Uma mulher cuja serenidade nos atrai e nos acalma. Lindo e lindo, parabens flor. Bjos achocolatados

Majoli disse...

Arrasou Su!!
Li, reli e mais fã tua me tornei.
Admiro-te!!

Um dia eu chego lá...rsrs

Vou achar minhas raízes, aí rabiscarei algo.

Beijos com carinho mil.

Sueli Gallacci disse...

Nooooossaaaaaa, Xará, que espetáculo esse texto!!! Que analogia perfeita vc faz da sua trajetória, comparando-a a uma planta que teve que aprender a criar para si raízes fortes.

Primeiramente a semente por geminar, com dores. Depois os anseios, os intempéries, o aprendizado, a superação... Tudo no processo de crescimento... Lindo demais.

Plagiando a Majoli, ARRASOU, amiga!!!

Bjobjo!!

(tomara que esse vá, não empaque aqui rsrs. Troquei de navegador).

Sueli Gallacci disse...

FOI!!!!!!!!!!!!!
hehehehehehehe!!!!!!!!!!!!!! \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

Sandra Gonçalves disse...

Eu amei flor...Ficou lindo. Bem a sua cara! Bjokas

Analu disse...

Lindo texto.
Lindo afilhado que mora pra sempre e sempre no meu coração.
Linda analogia e quem te conhece sabe que essa é tua perfeita tradução: o belo das folhas e flores que qualquer par de olhos, por mais desavisado que seja, enxerga, não é nada comparado ao esplendor das raízes que te sustentam e "forever" hão de te sustentar!
Bjs todos, desta irmã-comadre e amiga que não te esquece mais é nunca!!!!!