21 de dez. de 2011

Sr. EGO

Imagem: caminhos da mudança.blogspot.com


Há dias venho sentindo vontade de falar sobre o “EGO”, esse nosso companheiro de quase uma vida inteira. Já sei, alguém deve estar dizendo “quase, não, de uma vida inteira, sim senhora”. Pois eu digo que não. Não acredito que tenhamos nascido com ele. Ele é formado por tudo aquilo que vamos aprendendo ao longo da vida, com quem nos rodeia, com os conceitos que vamos formando sobre tudo e sobre todos, ou seja, com a falsa verdade que, por ignorância, os outros nos passam.

O ego não é mau, ele apenas acredita que somos aquilo que pensamos que somos e nos faz agir como se fôssemos mesmo. Complicadinho, não é? Mas, é isso mesmo. Ele é tão convencido, orgulhoso e mimado, que sofre demais diante de qualquer descontentamento. E, como é cria nossa, acreditamos realmente que somos nós que estamos sofrendo. Mas, o sofrimento não é nosso, é dele. E, pensamos que somos ele.

Com isso, esquecemos de que somos algo muito superior, somos a “alma”. O dia em que conseguirmos fazer essa distinção, descobriremos como a vida é divina e como é divino viver. O ego, por ser um instrumento da mente, apresenta maior facilidade de contato. Por essa razão, o ouvimos muito mais facilmente. Mas, quando conseguimos colocar a “alma” acima dele... Ah! Não há quem nos segure e não há o que consiga nos magoar. Porque alma não sofre, porque alma não exige, alma não “precisa de... “. A alma é completa em si. É a centelha divina em nós.

A alma ama porque vive de amor, mas não o cobra porque ela já é amor.... em si. A alma dá pelo prazer de dar e não pela necessidade de receber. A alma pode amar a tudo, a todos e, principalmente a si. Mas, somente conseguiremos enxergar isso se a colocarmos no comando de nossas vidas.

Todavia, pela facilidade do contato com o ego, sempre o deixamos agir livremente e nos trazer todos os tipos de sofrimento, pois o orgulho é seu maior amigo e companheiro constante. É claro que ele também pode nos proporcionar algumas alegrias, mas alegria é diferente de felicidade. Felicidade vem de “realização” e somente quem tem competência para se realizar é a alma.

Quantas pessoas são prisioneiras de seu ego. Preferem sofrer, sofrer e sofrer, mas nem por um segundo concordam em dar o braço a torcer. Preferem a rigidez de suas convicções a enxergar o tamanho enorme da felicidade que têm pela frente. Negam-se a ter momentos felizes para, simplesmente, poder estar bem com seu ego egoísta, tolo e ignorante. Essa atitude é de uma pobreza total. Mais pobre ainda é quando a pessoa, mesmo visualizando novos caminhos, insiste em continuar assim sem se dar a chance de ser quem realmente é: um ser criado por uma Inteligência Divina, com tudo para ser feliz, mas que prefere fechar-se no casulo de sua ignorância, digo de seu ego.

Sueli Benko

...

10 comentários:

Marilu disse...

Querida amiga, acredito que devamos caminhar lado a lado com nosso ego, nunca podemos deixar que ele se apodere de nós, e dite suas próprias regras. Afinal ele é nosso, nós não somos dele. Adorei o texto, é uma ótima época para refletirmos sobre o que somos e o que queremos. Beijocas

Sonia Pallone disse...

Querida, concordo com as sábias palavras da Marilu, não podemos deixar que o nosso ego ou qualquer outro sentimento tome conta do nosso interior, da nossa vida, de nós como pessoa. Seu texto foi muito bem elaborado, e serve como uma deliciosa reflexão para encerrar esse ano. Obrigada pelas palavras de incentivo e carinho tão generoso lá no Solidão, fiquei emocionada (como sempre fico, toda vez que vc resolve me abraçar com palavras) Quero deixar aqui votos de Feliz Natal, desejar que a Luz Santa de Jesus esteja sobre o seu lar, energizando e abençoado você e toda a sua família. Agradecer pela adorável companhia deste ano. Estimo que em 2012 estejamos juntas, de mãos dadas nesta caminhada poética, fazendo dos versos e da poesia um escudo contra a violência e o desamor. Beijo grande minha lindona.

Evanir disse...

O Natal é o calor que volta ao coração das pessoas,
a generosidade de compartilhá-la com outros e a esperança de seguir adiante.
Que a paz e a compreensão reinem em nossos corações neste Natal
Com todo carinho te deixando meus votos de Um Feliz Natal para você familia e amigos.
Beijos no coração .

Sonia Pallone disse...

Oi querida, vim te desejar Feliz Ano Novo e um 2012 repleto de alegrias, com muita paz, saúde e grandes conquistas. Beijo grande, obrigada pela companhia tão deliciosa e especial não só em 2011, mas desde que nos falamos pela primeira vez...Te amo muito viu?

Maria Rodrigues disse...

Amiga passei para lhe desejar um excelente Ano Novo.
Beijinhos
Maria

Maria Rodrigues disse...

Amiga passei para lhe desejar um excelente ANO NOVO!
Beijinhos
Maria

Sandra Gonçalves disse...

Miga esse ego ai anda querendo me pegar, mas não dou trela pra ele não.
Ele quer que eu fique enterrada sofrendo por algo que quero e tenho que esquecer, mas eu to lutando com todas as forças e provando pra mim que maior que ele é o amor que eu tenho que ter por mim.
Miga vamos marcar nosso encontro?
Saudades demais...
te amo. Bjos achocolatados

Sandra Gonçalves disse...

Oi amiga...
Vim só deixar um beijo e dizer que to morrendo de saudades...Bjos mil

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Eu também experimento o temperamento controlado pelo Espírito sempre... sei bem do que fala e acredito, piamente, e que tudo possa ser resolvido dentro de nós... com muito empreendimento e Graça sobretudo...
Post muito importante nos dias atuais onde valores são jogados de escateio!!!
Bjm de paz e alegria

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Eu também experimento o temperamento controlado pelo Espírito sempre... sei bem do que fala e acredito, piamente, e que tudo possa ser resolvido dentro de nós... com muito empreendimento e Graça sobretudo...
Post muito importante nos dias atuais onde valores são jogados de escateio!!!
Bjm de paz e alegria