14 de abr. de 2009

PRAZER (Tertúlia Virtual)

Dia 15 é dia de postagem coletiva da
  • Tertúlia Virtual.
    O tema deste mês é "Prazer".
    Aí vai o meu:


    “... O prazer só existe no momento. A alegria é aquilo que existe só pela lembrança. O prazer é único, não se repete. Aquele que foi, já foi. Outro será outro. Mas, a alegria se repete sempre. Basta lembrar.”
  • (Rubem Alves)


    Escolhi falar sobre a diferença entre o prazer e a felicidade, porque muitos confundem um e outro. A felicidade pode até ser encontrada na soma de diversos prazeres, mas o prazer joga nos dois times. Sim, porque prazer também pode trazer infelicidade. Quantas pessoas jogam para o alto a sua felicidade por alguns momentos de prazer! Portanto, prazer pode ser bom e pode ser ruim.

    Um pequeno exemplo:
    Sinto enorme prazer ao entrar na Haagen Dazs e tomar no mínimo três bolas de sorvete de doce de leite. Logo no dia seguinte, fico infeliz ao perceber que o ponteiro da balança andou um bocado para o lado direito...

    Preferiria ter a felicidade de não gostar de sorvete ...rs.

    ...

    Aproveito a oportunidade para copiar aqui, um trecho muito interessante, de um post que, certa vez, li no blog Interpori e gostei muito e que diz assim:

    “... Em suma, não se trata de dizer “não” ou “abdicar” do prazer, trata-se de dizer “sim” e “escolher” a felicidade. Eu não me impeço de nada, nem gosto de dizer não a nada, apenas faço escolhas, usando a palavra “sim” na direcção do que quero, para mim e para a minha vida. Há cerca de 3 anos, mais do dizer “não” ao tabaco, disse “sim” a uma vida livre e saudável. Não me impeço de conduzir a 250 km/h, apenas escolho apreciar a beleza de uma viagem segura. Não me impeço de comer o que me sabe melhor, apenas decido por uma alimentação mais saudável. Não me impeço de trair e mentir às pessoas de quem gosto como solução fácil de evitar problemas, escolho sim viver com o respeito e confiança de quem gosto e gosta de mim. Não me impeço de entrar em guerra, mas escolho viver em paz. Não me impeço de correr desesperado atrás de algo, mas caminho seguro do que vou obter. Não digo não ao sofrimento..... apenas digo “sim” à felicidade e isso é um prazer!!
    ...

    25 comentários:

    Mylla Galvão disse...

    Sueli, Gostei de seu post. Mas não acho que o prazer traga a infelicidade para as pessoas. Aquelas que dizem isso, com certa tem medo de ousar, ou então quando ousam um pouco mais se arrependem depois! Eu, ao contrário, faço sempre do prazer uma felicidade constante, pois vivo meus momentos intensamente e nunca me arrependo deles!
    Bjo Grande!

    Juliêta Barbosa disse...

    Sueli,
    Gostei da sua reflexão sobre o prazer.E concordo inteiramente com o texto que você colocou abaixo. Fazendo escolhas sensatas estamos também usufruindo do prazer.Bjs

    Obs: Li o seu texto anterior e lamento pelo seu amigo.

    . disse...

    A diferença é pouca mais existe sim..
    abraços

    Unknown disse...

    Oi, Sueli!
    Tb estou participando da Tertúlia Virtual.
    Mto interessante, muitoas pessoas confundem mesmo esses conceitos!
    Bjos,
    Paulinha
    http://coloridascanetas.blogspot.com/

    Jorge Pinheiro disse...

    Sempre pela felicidade. Ser feliz implica ter prazer... Já agora, parece-me em excelente forma para comer Haagan Dazs. A mim o que me preocupa é o preço!!!

    Gustavo disse...

    que blog lindo! prazer em conhecer!
    eu já havia dito que estar alegre, alegria - prazer por algum motivo -não é felicidade. Mas você esclareceu isso melhor que ninguém.
    Abs,

    Gustavo

    ps: colega tertuliano...

    james emanuel de albuquerque disse...

    Muito interessante.


    Um abraço.

    Ana Luiza disse...

    Amore, nem preciso dizer mas concordo em genero, número e etc... Pessoas trocam uma felicidade real, por quinze segundos de prazer, sim... e eu sei disso. Pois na troca, sabem que vão macular a felicidade e ainda assim, em nome do prazer vão em frente. Coisas da vida. Eu só trocaria o sabor do sorvete mas a marca é a mesma! Ruiva fazendo o maior bico aqui, viu? O Bar..., está sentindo falta e reclamando de saudade da dindinha. Eu tb estou. E aproveito pra reclamar um e-mail com as últimas, tb. Lindo texto. Linda participação. Bj e abraço de .... (ainda não sei que nome tem...). Escreva ta coração?

    Christi... disse...

    A busca do prazer, a busca da felicidade, a diferença sutil e também forte entre eles. Algo que quando fica além do equilíbrio dessa busca, gera transtornos.

    Bjs, ótima postagem, bela foto tb

    Chris

    Compondo o olhar ... disse...

    excelente sua postagem... amei!!

    parabens.

    bjocas

    Nanda Botelho disse...

    Ssiiiim!!! Altamente positivo o texto, é disso que precisamos lembrar e focar, no que estamos escolhendo e não o que estamos perdendo!

    Adorei! Bjão!

    Jo. disse...

    Concordo com você: o prazer é um momento. Já a felicidade, é bem mais profundo, duradoroura mesmo.
    Também estou participando da tertúlia deste mês. Me visita tá?
    Bjim.

    Anônimo disse...

    O Prazer de ser feliz, é um dos maiores prazeres que se pode desejar na vida!

    Obrigado por ter pasrticipado!

    Bjs

    Ana Luiza F. disse...

    Ok... entendi os horários apertados e entendi também os olhinhos quase se fechando à noite, de cansaço e sono. Amiga, sabe o que é prazer e felicidade? Prazer é te ter ao meu lado e a felicidade enooooorme é saber que tu existe. Adorei o "abraço-de-carro-em-noite-chuvosa!bjsss

    maria claudete disse...

    Parabéns pela beleza instigante da postagem, como sempre você analisa muito bem e nos transmite o que pensa de forma clara e bem objetiva, perfeita! obrigada pelo carinho. Beijo no coração.

    Majoli disse...

    De novo eu estou maravilhada com tudo o que dizes, me alimento cada vez mais de suas palavras.
    Beijos minha querida e parabéns por tão bela participação nessa Tertúlia Virtual.

    Ana disse...

    Menina quase não consigo comentar... aff...
    Adorei o que você escreveu (pra variar, né?) e concordo plenamente com a diferença entre felicidade e prazer.

    Beijo carinhoso procÊ!

    Eduardo Santos disse...

    Olá amiga. Excelente a relação prazer-felicidade. De facto, um sem o outro de pouco interessam, pois se não houver felicidade, o prazer será apenas mais um ingrediente. Eu diria que a felicidade está acima do prazer, mas quando não conseguimos alcançá-la, se calhar teremos que nos contentar só com o prazer, nem que seja com o prazer de viver. Tudo de bom para si.

    Ana Luiza F. disse...

    Irmã-amiga-comadre: FELIZ DIA DO AMIGO e obrigada por a cada dia, me ensinar sempre mais sobre a Amizade.Tim-tim! Bj estalado e abraço de chegada-aeroporto- Revellion-garagem-carro em noite de chuva! (Será que esqueci algum?)

    Majoli disse...

    Feliz Dia do Amigo pra você Sueli.
    Beijos na alma.

    Fabrício disse...

    Não tenho nem o que comentar. Acho que está bem claro: Prazer não é a mesma coisa que felicidade. O problema é que as pessoas, hoje, confundem muito estes dois sentimentos e aí começam a trilhar o caminho da superficialidade e logo caem num buraco vazio e frio. Um beijo enorme e um feliz dia do amigo.!

    Patricia AC disse...

    Grande verdade amiga. É uma linha muito Tênue. Feliz dia do amigo! Bjs

    RICARDO BLAUTH disse...

    AMIGA SUELI

    VIDA É FEITA DE MOMENTOS
    A SEREM VIVIDOS
    INTENSAMENTE
    ENQUANTO ACONTECEM

    SABER O QUE
    QUANDO E COMO.....
    DEIXAR PARA O MOMENTO
    QUE ACONTECER

    MOMENTOS VOLTARÃO
    SEMPRE DE NOVO
    PARA NELES
    PODERMOS MERGULHAR

    INTENSAMENTE
    SEM RECEIOS DE AMANHÃ
    PARA SEREM
    LEMBRADOS SEMPRE

    DO AMIGO
    RICARDO BLAUTH

    nilda disse...

    Que bom quando se tem prazer em ler.
    Obrigada.
    Beijoca.
    Nilda.
    http://meucantin5.blogspot.com/

    JuJu disse...

    O prazer é efêmero, já a felicidade é eterna.
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!