26 de nov. de 2008

Que tal um cafezinho? ...

...................................................................



Que tal um cafezinho? ...

É o que sinto vontade de dizer, sempre que chego a qualquer lugar. Os amigos que me conhecem bem, com certeza entendem minha calada súplica quando chego para lhes fazer uma visita, pois já cuidam de colocar a água no fogo, rapidinho.

Na verdade, penso que esta é uma súplica comum a quase todos eles; por essa razão, não demoro em preparar o café quando chegam à minha casa, onde pode faltar qualquer coisa, mas o pó de café, não.

Uma xícara de café quente e forte pode significar tanta coisa, como por exemplo, uma baita satisfação, um símbolo de bem estar, um selo de amizade ou, até mesmo, uma simples desculpa para um convite “Vamos tomar um cafezinho?...”. Neste convite podem estar implícitas tantas intenções, mas não me ocorre uma só que seja má.

Um cafezinho também pode significar “que bom ter chegado aqui ...”. Sim, pois quem gosta de café, assim como eu, fatalmente já começa a pensar nele momentos antes de chegar a algum lugar. Também não é difícil ouvir alguém dizer “minha vida por um café ...” (óbvio que nada literalmente falando).

O aroma do café, no momento em que está sendo coado, então, é um convite ao prazer. Acordar com seu cheirinho é prever que o dia será bom!

Hoje, enquanto aguardava numa sala de espera, li uma reportagem interessante sobre como incrementar o cafezinho feito em casa. Talvez, para vocês não seja novidade, mas eu não sabia que a temperatura ideal da água para coar o café é de 90 a 95°, ou seja, a água não deve chegar a ferver. Deve ser retirada do fogo assim que começarem a surgir bolhinhas no fundo do recipiente onde ela se encontra.

Aprendi, também, que o café não deve fiar armazenado na garrafa térmica por mais de 15 minutos, pois, a partir de então, já começará a ter seu sabor alterado e a perder alguns de seus componentes (ou nutrientes, ou “não sei o quê”, não me lembro ...rs), além de que o ideal é tomá-lo assim que for coado, sem açúcar ou adoçante. Vou procurar fazer tudo direitinho, exceto tomá-lo amargo, pois sei que não consigo, gosto dele bem docinho. Por minha conta, sugiro acrescentar uma casquinha de limão (fica bom demais!).

Questionei-me outro dia sobre a dependência ou vício pelo café. Não sei se é o meu caso e para saber, eu teria que deixar de tomá-lo por algum tempo. Bem ... vou continuar sem saber.

Gostaria muito de convidá-los para tomar um cafezinho comigo, mas, por conta da impossibilidade, pelo menos para a maioria, vamos fazer de conta que o tomamos, mesmo virtualmente.
Que tal um cafezinho? ...

Sueli Benko
........

11 comentários:

Anônimo disse...

Café... vinho...água... um palito... qualquer coisa me serve, desde que seja na tua companhia e jogando conversa fora. Ai amiga, que saudade daqueles papos intermináveis falando sério ou fazendo piada... que saudade de ti! Também sou "viciada" no café e tb nas minhas visitas está implícito que desejo ardentemente que me ofereçam o bendito café. Portanto, mandei o garçom trazer dois... ou mais. Pq temos tanto pra falar que se ele tirar nosso sono, tanto melhor. Bj grandão.

meus instantes e momentos disse...

Oi apareça sempre é bom ver vc por lá.
Na 1a. oportunidade vamos ao cafezinho, mesmo que virtual.
O virtual tb ajuda. Acredite
Tenha um belo final de semana.
Maurizio

Anônimo disse...

Olá querida,ummmmmmmmm...como adoro um bom caf
ezito, dizem que ai é a Terra o bom café, quem dera poder ir tomar um com Você, ou vir aqui, que diz?


Beijitos ternos

Anônimo disse...

Amore, to com saudade!!! Passei só pra dar um bezito!!

João Videira Santos disse...

Aproveito o seu cafézinho (que agradeço) e informo que com simpatia retribui o seu link no meu blog
Beijo

Anônimo disse...

Hoje em dia, a lista de benefícios do café é grande. Inclui efeitos antidepressivos e menores riscos de suicídio, ajuda na redução de colesterol, diminuição do desenvolvimento da doença de Parkinson, proteção contra diabetes do tipo 2 (graças a compostos oxidantes) e até mesmo ação antioxidante, que atua contra o envelhecimento das células, e auxílio em processos de emagrecimento. Um projeto liderado por Darcy Lima propõe, inclusive, a inclusão do café com leite na merenda escolar. "É mais saudável que junk food", afirma o médico e não esta relacionada a obesidade infantil como os refrigerantes. A prevenção de alguns tipos de câncer, como de cólon e de reto, também foi demonstrada em pesquisas.
Além de todos esses benefícios - vc. mana encontrou o melhor deles: por isso Vamos tomas uma chícara de café?

Bill Falcão disse...

Manda um aí pra mim, Su!!!
Bjooooooooooooo!!!!!!!!!!!!

Patricia AC disse...

Amiga, para mim o aroma do café é como o aroma do churrasco: é tão irresistível que a gente já começa a se alimentar pelo cheiro....rsrsrs. Bjs, Pati.

Anônimo disse...

Passei pra um cafézinho... tem por aí? Bjinho

Anônimo disse...

I like your blog

Anônimo disse...

It seems my language skills need to be strengthened, because I totally can not read your information, but I think this is a good BLOG