31 de jan. de 2022

GRATIDÃO X RECLAMAÇÃO

 



Se, em todas as vezes que abríssemos a boca para reclamar de algo, um alarme soasse em nossa mente, lembrando-nos de algo a ser agradecido (e agradecêssemos), com certeza, teríamos noção do quanto somos felizes e não nos damos conta disso.

Experimentemos criar esse alarme! Tentemos enumerar todas as coisas que temos a agradecer e veremos que essa lista é infinita. O que acontece é que costumamos prestar atenção e valorizar, muito mais, as coisas e acontecimentos negativos, do que os positivos.

Outro dia, ao saber que um casal estava às voltas de um tratamento contra uma doença muito grave que havia atingido seu filho, dei-me conta de que todos os meus filhos estão saudáveis e que eu nunca havia agradecido por isso.

Também soube de um atleta que, após um acidente durante seus treinos havia ficado paraplégico, dei-me conta de que isso nunca havia acontecido comigo ou com alguém de minha família.

Muitas vezes, ao ver um morador de rua precisando mendigar para obter uma refeição, sinto compaixão, até posso orar por ele e dar-lhe de come, mas não me lembrava de agradecer por ter um teto me aguardando e me protegendo.

Já chorei e sofri muito por tantas coisas que, perto do que eu tenho de bom, tornaram-se tão insignificantes, mas eu escolhia chorar por um amor ou um  emprego perdido, do que agradecer pelas inúmeras dádivas e oportunidades que a Vida me proporcionava.

Se digo isso, hoje, aqui, é porque sou testemunha do quanto a Gratidão facilitou o meu caminho, desenvolveu minhas oportunidades e triplicou as minhas dádivas.

Acredito que isso seja, até mesmo, científico, pois trata-se de uma interação com a energia. Gratidão gera energia positiva e reclamação, gera energia negativa, pois está provado que os semelhantes se atraem. Ninguém agradece o que é ruim e ninguém reclama do que é bom. Não preciso dizer mais nada.

Não seria o caso de você, também, pensar nisso?

 

Sueli Benko


Um comentário:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Falou tudo! É isso aí. Somos e temos o que irradiamos, inclusive a mania de queixas, em vez de ponderar, analisar, agradecer, dar um tempo, esperar outro dia. Somos imediatistas demais. Parabéns.